fbpx

A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS

A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS

dentadura-fixa-protocolo-implantes
dentadura-fixa-protocolo-implantes

PRÓTESE PROTOCOLO: A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS

protocolo resina
protocolo resina

 

A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS é o assunto deste artigo, Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, publicada em 2012, 41,5% dos brasileiros com mais de 60 anos de idade perderam todos os dentes, e 16 milhões vivem sem nenhum dente.

Para essas pessoas, que muitas vezes usam próteses dentárias removíveis e dentaduras, é difícil se alimentar com qualidade, ter uma boa forma física e vida saudável, pois são pessoas que sofrem com dores, dificuldades para mastigar e má adaptação das próteses, que resulta em machucado e se deslocamento na boca.

Estudos citando (Influência da condição de saúde bucal na qualidade de vida dos indivíduos   AL PEREIRA – 2010 – ares.unasus.gov.br) já identificaram relação entre essas dificuldades causadas pela ausência dentária e depressão, mesmo usando próteses removíveis e dentaduras, como resultado essas pessoas têm prejuízos no estado geral de saúde física e emocional, perda de autoestima e qualidade de vida.

Como recuperar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas que perderam seus dentes ?

Em primero lugar é  perfeitamente possível por meio da prótese tipo protocolo, que é indicada para quem não tem dentes em pelo menos uma das arcadas ou está perdendo todos os dentes. A prótese protocolo é uma dentadura fixa em implantes dentários, que só o dentista consegue remover. Não é necessário um implante para cada dente ausente, a dentadura pode ser fixa em 4 a 8 implantes, e substituir todos os dentes faltantes. Ela pode ser realizada também em pacientes de mais idade, que comumente sofrem de desnutrição por não conseguirem se alimentar bem!

Em segundo lugar para fazer este tratamento e substituir dentaduras por protocolo que também é A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS, faz-se necessário a realização de exames detalhados e um bom planejamento. Há casos, em que a prótese protocolo é entregue em um único dia, ou em dois ou três dias,  na técnica conhecida como carga imediata.

Em outros , é necessário fazer enxerto de osso na arcada superior. Quando há esta necessidade, o tratamento pode levar de 6 meses a 1 ano para ser entregue a prótese definitiva, mas em nenhuma das técnicas de protocolo o paciente fica sem dentes, o paciente recebe prótese provisórias!

Como resultado o protocolo dental mostra-se uma excelente alternativa à dentadura removível,  um verdadeiro sonho pelo seu conforto, estética, resistência, estabilidade, durabilidade, ausência de dores, recuperação da autoestima! Ela não cobre o céu da boca, permitindo que você sinta melhor a textura e o sabor dos alimentos! Os benefícios são inúmeros, além do paciente ver como vai ficar antes de aprovar!

 

De que material a prótese protocolo é confeccionada?

Em suma, nem todas as próteses protocolo são iguais. A dentadura usada possui uma estrutura metálica de suporte interna, que não fica perceptível, por ser coberta pela gengiva e dentes. Ela pode ser confeccionada em resina, que é um material mais simples e parecido com as dentaduras comuns, ou cerâmica, que é um material mais sofisticado.

O tipo de dentadura para protocolo mais moderno é o confeccionado em cerâmica sobre zircônia ou zircônia pura, que não possuem a estrutura metálica interna.

Qual o melhor material: cerâmica ou resina? (A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS)

A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS
protese-dentaria-protocolo-em-porcelana-sobre-estrutura-em-metal

 

As principais diferenças são que a peça de cerâmica não sofre alteração de cor, e o brilho se mantém por muito mais tempo. A resina altera cor com frequência, sendo necessária sua  troca. Outra diferença é a dureza, a cerâmica é mais dura e mais resistente que uma resina. E o preço também acaba sendo relativamente mais caro a curto prazo. O tempo de tratamento é mais rápido com resina, já a cerâmica precisa ser enviada a um laboratório de prótese, acarretando em uma espera de alguns dias (Segundo Altera Lab uns 7 dias).

 

Um novo material: a zircônia! A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS

A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS
PROTOCOLO-EM-ZIRCONIA

A zircônia é um material branco, resistente e sem metal, e assim tem um resultado estético muito superior àquelas que possuem estrutura metálica interna. Ela não causa alergia, é muito leve, mais resistente que metal, fica muito natural e pode durar até 20 anos.

 Prótese Protocolo Cerâmica sobre Zircônia A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS 

A zircônia fica dentro da prótese, substituindo a estrutura metálica, e fica imperceptível. Os dentes são feitos em cerâmica esta técnica para sua confecção é a mais moderna e avançada para prótese protocolo, já que ela é computadorizada e feita em impressora 3D. Assim elas são mais precisas, e o tratamento é mais rápido.

Prótese Protocolo em Zircônia Pura A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS 

Construída em um corpo único de zircônia, é intermediária entre a protocolo de resina e a versão em cerâmica. Não tem o mesmo resultado estético de uma cerâmica sobre zircônia, mas é um material que garante durabilidade, estética, eficiência na mastigação, rapidez de confecção. 

Quais cuidados são necessários com a prótese protocolo?

Sabe-se que tendo todos os cuidados uma prótese do tipo protocolo pode durar mais de 10 anos, mas para isso é necessário realizar uma boa higienização oral e fazer as consultas de manutenção com o dentista que  irá orientar sobre o uso de escova de dentes comum, escova interdental, irrigador oral.

Além disso, deve ser feita uma manutenção no dentista a cada 6 meses para limpeza profissional. A higienização é fundamental para evitar inflamações na gengiva e perda dos implantes, garantindo a longevidade do tratamento.

Protocolo com técnica all-on-four (“tudo sobre quatro”)

Nesta técnica, a dentadura é presa a 4 implantes estrategicamente posicionados, permitindo que pacientes com pouco osso tenham um protocolo sem ter que fazer enxerto ósseo. Ela é  realizada na arcada superior e inferior. Geralmente aguarda-se de 4 a 6 meses até a cicatrização dos implantes para a entrega da prótese definitiva.

Quais os benefícios desta técnica?

  1. Menos invasivo e mais rápido por não precisar de enxerto ósseo.
  2. O custo é menor por serem usados menos implantes do que a técnica convencional.
  3. Instalação imediata da prótese fixa ou definitiva.
  4. Técnica indicada para diabéticos, portadores de osteoporose ou outras condições de saúde que contraindicam enxerto ósseo.

Overdenture (Prótese protocolo removível) A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS

A MELHOR SOLUÇÃO PARA SUBSTITUIR DENTADURAS
Prótese-dentária-overdenture-dois-implantes-dentário

Nesta técnica o paciente deve remover a dentadura para higienização. Ela também substitui os dentes perdidos da arcada por meio de 2 a 6 implantes, mas dá menor estabilidade e conforto na mastigação do que uma prótese protocolo fixa.

Em conclusão sempre procure seu dentista para avaliar de todoas as opções citadas qual será a melhor no seu caso e seja feliz com seu novo sorriso.

 

 

 

Referências:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf

leia mais: https://alteraodonto.com.br/blog/

 

dra. Elaine periodontista
dra. Elaine Periodontista

 

 

Texto produzido pela  drª Elaine Fueta Gomes

CROSP 90.067, cirurgiã-dentista periodontista


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Iniciar conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Powered by