Blog

DOENÇA PERIODONTAL E TABAGISMO

Que doenças estão associadas ao tabagismo?

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que o tabaco é responsável por mais de 7 milhões de mortes e perda de centenas de bilhões de dólares, em todo o mundo, todos os anos. As mais de 60 substâncias tóxicas do tabaco entre elas  a nicotina, podem entrar nos diversos sistemas do corpo humano. como resultado elas causam doenças cardiovasculares, respiratórias, câncer e outras doenças sistêmicas, e são responsáveis pela doença periodontal em adultos, lábio leporino, fenda palatina e outros defeitos congênitos em crianças cujas mães fumaram tabaco na gestação. O fumo de tabaco, na maioria das vezes consumida em forma de cigarros, é reconhecido como o maior fator de risco ambiental para periodontite .

O hábito de fumar pode causar perda dentária?

Os tabagistas têm maior risco para doença periodontal , que é uma doença que acomete as estruturas que dão suporte aos nossos dentes, cujo desfecho, quando a doença não é tratada, é a perda dentária, porque o dente perde sua sustentação óssea e desenvolve significativa mobilidade dentária, podendo estar indicada a extração dentária. Tabagistas tem probabilidade de 3 a 4 vezes maior de perder dentes do que não tabagistas. A periodontite é uma doença periodontal causada por bactérias, com inflamação na gengiva, cujo tratamento consiste no tratamento periodontal realizado por um profissional, e que depende das defesas do organismo do paciente para ajudar a combatê-la.

Os estudos comprovam que o hábito tabagista altera as respostas do nosso sistema de defesa, bem como a irrigação sanguínea da gengiva. Assim, nosso organismo não consegue trabalhar para deixar nosso periodonto saudável novamente. A periodontite em fumantes tem evolução mais rápida, e é mais grave quando comparada à pacientes não fumantes. A resposta ao tratamento periodontal também fica comprometida.  Por sua vez, a cessação do hábito pode contribuir para melhores resultados do tratamento periodontal e assim diminuir os riscos de perda dentária.

O cigarro pode provocar inflamação da gengiva (gengivite, doenca periodontal)?

A gengivite é uma doença periodontal que tem como característica a inflamação da gengiva. Nos tabagistas, a nicotina está relacionada com a vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos), diminuição da irrigação sanguínea e inflamação da gengiva. Assim, na verdade, a nicotina ajuda a mascarar os sinais de gengivite em fumantes, visto que a gengiva sangra menos e fica menos avermelhada (hyperlink).

O cigarro tem relação com cárie? 

A cárie é a principal causa de perda dentária em adultos em países desenvolvidos, por isso, sua prevenção é o principal objetivo dos cuidados de saúde bucal. Estudos recentes sugerem que o hábito de fumar cigarro pode favorecer a adesão de bactérias do biofilme dental (placa bacteriana) à superfície dentária, acarretando em cárie dentária. A cárie, quando não tratada, pode levar à perda do dente.

Fumar escure os dentes? Como tratar?

Os dentes dos fumantes têm uma tendência a desenvolver manchas pelo tabaco, que podem ser amarelas, marrom claro ou escuro ou até mesmo enegrecidas. Porque o grau do “manchamento” vai depender parcialmente da duração e frequência do hábito. como resultado as manchas podem acometer tanto as superfícies dentárias, como o biofilme dental  e o cálculo dental (tártaro), por isso, procure um profissional para fazer uma avaliação bucal e receber a melhor opção de tratamento.

Leia também : https://alteraodonto.com.br/blog/periodontia/

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5946:dia-mundial-sem-tabaco-2019-tabaco-e-saude-pulmonar&Itemid=839

 

Texto produzido pela  drª Elaine Fueta Gomes
CROSP 90.067, cirurgiã-dentista periodontista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe seu comentário

Fale conosco
Posso ajudar?
Altera Odonto
Olá, tudo bem com você? Caso deseje marcar uma avaliação odontológica por gentileza nos informe seu número de contato ou WhatsApp (❁´◡`❁).