PERIODONTIA

Periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata as doenças do periodonto, que é o conjunto de estruturas que dá suporte aos elementos dentários, como gengiva, osso e ligamento periodontal que fixam as raízes dentárias no osso.

Na Periodontontia estuda-se 3 estágios de doença periodontal infecciosa, que são a gengivite, periodontite e periodontite avançada.

Você sabe como se manifesta a doença periodontal?

Considerando que a dor pode não estar presente na doença periodontal, é fundamental procurar o dentista caso apresente algum dos sintomas encontrados na gengivite, que são:

• Sangramento gengival espontâneo ou ao higienizar os dentes com escova ou fio dental;
  • Gengiva vermelha, dolorida e ou inchada;
  • Mau hálito e ou gosto ruim na boca.

Em uma periodontite, que é a evolução de uma gengivite não tratada, além dos sintomas da gengivite, também podem ser percebidos:

• Dor ao mastigar;
  • Dentes com mobilidade;
  • Pus na gengiva.

O que acontece se uma gengivite não for tratada?

A inflamação infecciosa da gengiva pode acometer o osso onde os dentes estão inseridos, como resultado temos doença chamada de periodontite.

Porque as bactérias que causam a doença podem destruir o ligamento periodontal que fixa as raízes dentárias no osso e o próprio osso. Por sua vez, a gengiva pode acompanhar a destruição óssea e retrair, expondo as raízes dentárias, ou formando uma bolsa denominada bolsa periodontal colonizada por bactérias.

Esta bolsa é tem espaço superior a 4 mm entre a gengiva e as raízes dos dentes o que resulta numa fragilização do periodonto resultando em perda óssea, ou seja, o suporte das raízes, quando os dentes podem ter mobilidade. Como resultado de uma periodontite não tratada e com elementos que tenham grande mobilidade é a perda dentária.

O que causa a doença periodontal infecciosa?

O biofilme dental – placa bacteriana – é uma película viscosa de cor clara, que se  forma na superfície dentária e apresenta bactérias que podem causar as doenças periodontais infecciosas. Se o biofilme não for removido pela higienização bucal, ela pode endurecer com o passar do tempo e passa a ser chamada de cálculo dentário (tártaro), Essse que só pode ser removido por um dentista por meio de uma raspagem dentária. O cálculo pode ter coloração amarelada, amarronzada e possui superfície áspera, que permite a formação de biofilme sobre ela.

O que é a gengivite?

É a inflamação gengival causada por bactérias do biofilme dental, que comumente se apresenta com gengiva vermelha, inchaço e possívelmente sangramento ao realizar higienização bucal.  desta forma, a saúde periodontal pode ser restabelecida sem prejuízo ao osso e ligamento periodontal.

O que é a periodontite? (periodontia)

Nessa doença, a infecção acometeu o osso e o ligamento periodontal, destruindo-os. Observa-se bolsas periodontais (descolamento da gengiva) que contém bactérias e o tratamento consiste em remover o fator etiológico causador, que é feito para remoção de cálculo e de biofilme, além de orientação de higiene bucal. Como resultado temos o controle da infecção e redução das bolsas periodontais.

E a periodontite avançada? (periodontia)

Há uma maior perda óssea nesta doença, podendo comprometer os elementos dentários envolvidos quando há grande mobilidade dentária. Nestes casos, o impacto sobre a vida social e qualidade de vida é maior, já que pode dificultar a mastigação, fala e convívio social. Nesta fase os resultados do tratamento podem ser menos previsíveis.

Como previno a doença periodontal infecciosa?

É fundamental realizar uma remoção adequada de biofilme dental por meio de escovação e fio dental utilizados diáriamente, lembrando que uma escovação eficiente não está atrelada à quantidade e sim à qualidade e que uso de colutórios e cremes dentais específicos deve ser prescrito pelo dentista.

leia mais: https://alteraodonto.com.br/blog/doenca-periodontal-e-tabagismo/