fbpx

COMO  O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

COMO  O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA
COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

COMO  O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

 

Neste texto, irei explicar como um aparelho ortodôntico pode contribuir para o seu sucesso e autoestima. Você sabia que os diversos tipos de aparelho de dente podem corrigir mordidas e dentes tortos e espaçados, deixando seu sorriso mais bonito? A resposta a esta pergunta e os inúmeros benefícios do tratamento com aparelho ortodôntico serão detalhados aqui!

 

 

No decorrer do texto você também encontrará informações sobre:

  •  Se o tratamento dói
  • Tipos de aparelho dentário
  •  Manutenção durante o tratamento
  • O tempo que leva para instalar o aparelho
  • Se o tratamento pode ser feito na falta de alguns dentes
  • Como guardar o aparelho removível
  • Duração do tratamento
  • Quantidade de visitas ao dentista
  • Se o tratamento prejudica os dentes
  • Estabilidade do tratamento
  • Riscos de usar aparelho dentário falso

Agora conheça  7 benefícios que vão muito além da saúde bucal:

 

  1. Sorriso harmônico:

    O sorriso harmônico é muito importante para a auto estima e provavelmente você conhece alguém que sente vergonha do próprio sorriso por ter dentes tortos e em consequência disso não consegue namorar ? Pois saiba que o tratamento ortodôntico além de recuperar a autoestima e melhorar a qualidade de vida do paciente devido o alinhamento dos dentes, ainda proporciona um belo sorriso que será valorizado e exibido sempre!

 

  1. Melhora na saúde bucal:

    Esta melhora advém dos dentes alinhados por que são mais fáceis de você higienizar, melhor pra escovar e passar fio dental, e contribuem para gengivas e dentes saudáveis. Dessa forma, o uso de aparelho dentário ajudará na prevenção de mau hálito, doenças gengivais e cáries, onde essas duas são as principais causas de perda de dente. Por esse motivo, quanto antes iniciado seu tratamento, maiores as chances de manter sua saúde bucal.

 

  1. Ganhos psicológicos:

    Os ganhos psicológicos são muitos você se sentirá mais seguro e confiante ao sorrir, ficará mais atraente e disposto para tirar fotos e fazer vídeos, além disso sua autoestima estará de volta, e assim, certamente, você terá maior sucesso em sua vida social e profissional. Afinal, um belo sorriso é o cartão de visitas de todos!

 

 

  1. Previne dores de cabeça e na articulação da mandíbula:

    muitas pessoas têm dor de cabeça e na articulação da mandíbula devido ao mau posicionamento dos dentes, e nem sabem que pode estar relacionado a eles. Em muitos casos, o tratamento com aparelhos ortodônticos pode ajudar nestas queixas.

 

  1. Prevenção de problemas gástricos:

    é difícil mastigar os alimentos em pedaços pequenos com dentes desalinhados, o que por sua vez, faz com que o estômago tenha que trabalhar mais para digerir os alimentos. Por sua vez, dentes alinhados permitem uma melhor mastigação dos alimentos, fundamental para uma digestão completa e prevenção de problemas gástricos. Ou seja, um sorriso saudável pode prevenir gastrites!

  1. Melhora a dicção e respiração:

    Anteriormente citamos vários problemas, Além destes também podemos mencionar o posicionamento inadequado dos dentes que pode dificultar a dicção, quando se pronunciar certas palavras, elas saem com um assobio. Somado a isso, quando os dentes estão desalinhados, eles podem dificultar a respiração por impedir o fechamento dos lábios. Os dois problemas mencionados neste parágrafo podem ser resolvidos com o uso de aparelho ortodôntico, e em alguns casos é necessário um tratamento com profissionais de outras áreas para ter melhores resultados.

 

 

  1. Aumento de sua confiança:

    sinta-se mais à vontade ao falar, sorrir e dar risada! Conquistar um sorriso saudável e bonito irá aumentar sua autoconfiança! O tratamento também deixa as arcadas e lábios em posições harmoniosas, devolvendo volume aos lábios.

 

E o tratamento ortodôntico dói?

 

É comum sentir algum desconforto e dor nos dentes e gengiva algumas horas após a instalação do aparelho ortodôntico fixo, mas em uma semana estes sintomas normalmente regridem. Em resultado disso, recomenda-se evitar a mastigação de alimentos duros na primeira semana e fazer uma alimentação mais pastosa com sopas, iogurtes, sorvetes.

 

 

Qual o melhor aparelho dentário?

 

Há diversos tipos de aparelho dentário, onde cada um tem uma finalidade, por isso, é fundamental consultar um dentista para que ele o apresente as melhores opções.

 

Hoje, muitos adultos acima de 30 e 40 anos recorrerem a este tratamento porque a disponibilidade de modelos modernos e estéticos que atendem as necessidades dos pacientes mais exigentes.

 

Dentre as opções, os aparelhos podem ser fixos ou removíveis, com ou sem bráquetes, metálicos ou transparentes.

 

Tipos de Aparelho Ortodôntico Fixo 

  1. Aparelho fixo metálico

Este é o tipo mais conhecido, sendo indicado para quase todos os casos, mas costuma machucar a boca nele usa-se fios, bandas e bráquetes, todos metálicos.  Estes bráquetes são colados nos dentes por onde o fio é preso, e são usadas borrachinhas transparentes ou coloridas que são presas nos bráquetes para movimentar os dentes. Por causa de todas essas peças coladas aos dentes, é ndamental uma higienização criteriosa, com escovas específicas e a troca mais frequente das escovas de dente. Caso a higienização bucal não seja bem feita, poderá resultar em grandes chances de  desenvolver cáries e doenças na gengiva.

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA
COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

 

 

  1. Aparelho fixo estético

Os modelos de aparelho estético fixo são mais discretos do que o metálico, pois os bráquetes são transparentes, tornando o aparelho quase imperceptível. São feitos de policarbonato, porcelana ou safira, resultando em um aparelho fixo mais discreto.

 

Modelo de policarbonato

 

Este modelo usa bráquetes brancos que são maiores e mais resistentes do que outros modelos estéticos, e é confeccionado a partir de uma resina plástica. Porém, com o passar do tempo, podem amarelar. É necessário o uso das borrachinhas, que podem ser da cor branca para ficar mais discreto.

 

 Modelo de porcelana

 

Estes bráquetes são brancos, não amarelam e nem mancham. São melhores do que o modelo de policarbonato, por serem menores e mais resistentes, mas este tipo também necessita do uso das borrachinhas.

Modelo de safira

 

Dentre os aparelhos ortodônticos estéticos fixos, é o mais discreto porque os bráquetes são feitos de safira, uma material translúcido, que fica quase imperceptível, mas requer o uso das borrachinhas.

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA
COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

 

 

  1. Aparelho ortodôntico fixo auto ligado

 

Este tipo de aparelho tem resultados melhores, a progressão é mais rápida e é mais confortável do que o aparelho fixo convencional, porque usa forças mais leves e com bráquetes menores, livre das borrachinhas.  Os bráquetes são confeccionados em metal, mas também há o aparelho auto ligado estético, de porcelana ou safira, que também são resistentes.  Além de todos esses benefícios, este tratamento requer menos visitas ao dentista quando comparado ao aparelho fixo convencional.

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA
COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

 

  1. Alinhadores transparentes

 

Também conhecido como aparelho invisível, utiliza moldeiras rígidas de plástico transparente, chamados alinhadores que irão movimentar os dentes. É um aparelho novo e moderno, porque alia a tecnologia de softwares específicos, onde os alinhadores são feitos sob medida para cada paciente.

O tratamento é realizado com vários pares de alinhadores (arcada superior e inferior), que devem ser usados de 22 a 23 horas por dia para melhores resultados, e são trocados a cada dois ou três semanas.  Por ser personalizado, seu encaixe na boca é perfeito e por isso fica praticamente imperceptível e muito confortável. Com este tratamento você irá menos vezes ao consultório.

O aparelho invisível é o queridinho dos famosos, e já foi usado pela Adriane Galisteu, Grazi Massafera, Gisele Bündchen, Gabriel Medina, Justin Bieber e muitos outros! Eles endireitaram seus dentes e ninguém viu! Ninguém precisa saber que você está endireitando os seus dentes!

Os alinhadores são facilmente removíveis e devem ser tirados pelo paciente para comer, beber, escovar os dentes e passar fio dental – tudo em completa liberdade! Escovação mais fácil significa dentes e gengivas saudáveis!

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA
COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA
COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA
Aparelho quase invisível e aparelho normal.

 

  1. Aparelho/Contenção ortodôntica móvel

 

É utilizado na finalização do tratamento ortodôntico fixo para manter os dentes no lugar. Quanto ao seu tempo de uso, varia de caso para caso, mas normalmente no início deve-se usar por 24 horas e com o passar do tempo, o número de horas de uso diminui.

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

 

Qual o melhor tipo de aparelho ortodôntico?

 

Cada tipo tem as suas indicações como falei anteriormente, por isso, um dentista especialista deve ser consultado para verificar qual tipo é indicado.

 

 

O que é feito nas consultas de manutenção de aparelho fixo?

 

Quando o aparelho é fixo, o fio é ajustado ou trocado e as borrachinhas são trocadas para continuar a movimentação dos dentes. As consultas de manutenção otimizam o tempo do tratamento, seja ele com aparelho fixo ou móvel, e por isso, a falta a essas consultas atrapalha todo seu andamento e o tratamento pode demorar mais do que o planejado.

 

Quanto tempo leva da avaliação com o dentista até a instalação do aparelho?

 

Do planejamento do caso com a documentação ortodôntica até a finalização da instalação do aparelho, que às vezes é feita em etapas, leva-se até um mês.

 

Para instalar o aparelho, é preciso preparar a boca antes. Isso significa que cáries devem ser tratadas, as gengivas devem estar saudáveis e o dentes limpos. Quando a boca estiver pronta, você fará uma documentação ortodôntica em um centro radiológico indicado pelo seu dentista, onde serão feitas radiografias, fotos e o molde dos dentes. A documentação fica pronta em uma semana e o seu dentista irá planejar o tratamento ideal.

 

 

A falta de dentes não impede o tratamento ortodôntico

 

A falta de dentes não contraindica o uso de aparelho, pelo contrário, ele é indicado para fechar espaços de dentes ausentes ou até mesmo para ampliar o espaço para caber um implante dentário, por exemplo. Ou seja, o tratamento pode permitir a substituição de dentes que foram perdidos.

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

Cuidados necessários com aparelho ortodôntico fixo

 

É fundamental redobrar os cuidados com a higienização bucal e com a ingestão de alimentos duros. Os alimentos duros podem danificar o aparelho ou mesmo quebrá-lo, sendo necessária a sua substituição, aumentando assim, o tempo de tratamento. Portanto, deve-se evitar o consumo de alimentos como castanhas, amêndoas e doces como quebra-queixo, pé-de-moleque, por exemplo.

Quanto à higienização bucal, ela deve ser feita com disciplina, pelo fato de haver acúmulo de restos de alimentos no aparelho, que devem ser removidos com escovação e uso do fio dental, como já mencionei aqui.

 

Como guardar o aparelho removível

 

O aparelho removível deve ser bem higienizado fora da boca e armazenado limpo em local arejado para evitar a proliferação de microrganismos que podem causar doenças quando levadas à boca. Ele pode ser guardado na caixa plástica fornecida pelo dentista, desde que o aparelho esteja limpo e seco.

 

Duração do tratamento

 

O tempo do tratamento depende da complexidade do caso, o que varia de alguns meses a dois anos e meio. A maior parte dos casos pode ser tratado entre um e dois anos.

 

 

Quantas vezes terei que ir ao dentista?

 

Aparelhos com bráquetes requerem retorno no dentista a cada 4-6 semanas para manutenção, já com alinhadores os retornos costumam ser mensais.

COMO O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR NO SEU SUCESSO E AUTOESTIMA

 

Sucesso do tratamento

 

O sucesso depende da habilidade do dentista e da colaboração do paciente. Por isso, é fundamental seguir as orientações, ter os cuidados aqui mencionados, fazer a higienização adequada e comparecer às consultas.

 

O tratamento ortodôntico prejudica os dentes?

 

O bráquete em si não faz mal ao dente, mas uma má higienização e o consumo de alimentos açucarados podem causar danos permanentes aos dentes e gengivas, como cárie e doenças gengivais. Os dentes podem ser prejudicados se eles não forem cuidados durante o tratamento, porque bráquetes, bandas e fios retém comida e acumulam placa bacteriana, por isso é importante frisar a higienização bucal cuidadosa.

 

 

 

Estabilidade dos resultados obtidos

É normal ocorrer pequenas movimentações dentárias após o término do tratamento, por isso não é possível garantir que o resultado será permanente. No entanto, estas movimentações geralmente não exigem um novo tratamento.

Quais os riscos dos aparelhos ortodônticos falsos?

 

A busca por aparelhos falsos se popularizou, e tornou-se comum aos jovens colarem peças falsas nos dentes por puro modismo, mas essa ação pode resultar em danos irreversíveis, como a perda de dentes.

 

O simples fato de colar acessórios de aparelho falsificado nos dentes traz prejuízos como:

 

  1. Machucar e inflamar as gengivas, lábios, língua, garganta.
  2. As peças coladas nos dentes fazem forças erradas e prejudiciais, levando a perda óssea, que deixa os dentes moles, e em grau avançado leva a perda dentária.
  3. Entortar, trincar ou fraturar os dentes.
  4. Provocar alergias.
  5. Acumular restos de alimentos nas peças e dar mau hálito.
  6. Riscos de infecção e contrair hepatite, herpes e outras doenças.

 

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) pede para que as pessoas não comprem nem usem o produto sem indicação de um cirurgião-dentista levando isso em consideração se você acha que precisa usar aparelho, agende uma avaliação com um dentista especializado que poderá indicar o tratamento mais recomendado.

 

Conclusão

 

Concluindo este artigo, eu te mostrei os benefícios de COMO  O USO DE APARELHO ORTODÔNTICO PODE AJUDAR, porque  irá te deixar mais sorridente… mais confiante, atraente e bem sucedido na vida pessoal e profissional.

Você conheceu os tipos de aparelho dentário, que são móveis ou removíveis.

Também te expliquei quais cuidados são necessários e os perigos de usar aparelho ortodôntico falso sem acompanhamento profissional.

Perfeito! Agora que você já tem dados suficientes sobre o assunto e está pronto para procurar um dentista para iniciar seu tratamento, pois já conseguiu aqui informações valiosas sobre o assunto com certeza  se sentirá mais seguro e preparado quando for conversar com seu dentista.

Se gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais!

 

 

 

 

São Paulo, 30 de Junho, 2020.

 

dra. Elaine periodontista
Texto produzido pela drª Elaine Fueta Gomes CROSP 90.067, cirurgiã-dentista periodontista
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Iniciar conversa
Olá! Em que podemos ajudar?
Powered by